Print Friendly, PDF & Email

▬ O Colégio Missionário deu início, no passado fim-de-semana, ao seu novo ano de actividades.
Os seminaristas regressaram das suas famílias na sexta feita, dia 18, ao fim da tarde. À sua espera estava o Pe. António Loureiro, Director Disciplinar, com os outros membros da Equipa Educadora, e uma casa já sexagenária, mas de apresentação renovada por dentro e por fora.
A noite de sexta e o dia de sábado foram dedicados ao incremento da fraternidade. No serão de sexta houve convívio de apresentação, onde não faltaram os tradicionais jogos, as brincadeiras do Pe. Fernando Ribeiro, as músicas populares cantadas ao som da viola do Pe. Juan Noite e a presença ‘paterna’ do Pe. Isildo. No dia de Sábado, caminhada. Partimos bem cedo para o centro do Funchal onde tomamos o autocarro em direcção à Camacha. Parámos ao lado da Igreja, onde entrámos para fazer a nossa oração da manhã. Depois, passando pelo Largo da Achada (no centro da vila), o lugar onde pela primeira vez se jogou futebol em Portugal, tomámos a Levada dos Tornos em direcção ao Monte. Fizemos cerca de 16 quilómetros por esta que é uma das maiores levadas da ilha. Pelo caminho encontramos três túneis dos grandes (o maior com cerca de 1,8km), muitas paisagens das bonitas e duas chuvadas! No fim da tarde voltámos, descendo o Caminho do Monte, para o Colégio Missionário onde viemos retemperar forças.
A manhã de Domingo foi dedicada à reflexão. Introduziu-se o desafiador lema desde ano: “Apaixona-te! Repara o teu mundo.”. Houve tempo para traçar as linhas fundamentais do projecto de vida de cada seminarista, e para a celebração da primeira Eucaristia em grupo. Na parte da tarde fomos ‘enterrar o verão’ à Praia Formosa e voltámos para as salas de estudo onde preparámos as mochilas para o primeiro dia de aulas.
Hoje, terça-feira, dia da memória do Beato João Maria da Cruz, celebra-se a Missa do Espírito Santo, com a qual se encerram as actividades de lançamento do ano e se pede a Sabedoria necessária para fazer mais esta caminhada.
Este ano, o Colégio Missionário conta com um promissor grupo de 24 seminaristas, mais sete que no ano passado. Destes, 10 frequentam o 10º, 11º e 12º anos, na Escola da APEL, e os restantes 14 frequentam os 8º e 9º anos, na Escola da Levada.

» Emanuel Vítor Pinto, scj