Notícias da Casa Provincial

Curso para Ecónomos em Salamanca.
No dia 30 de Junho partiu de Lisboa para Salamanca a comitiva que vai participar no Curso da Congregação para Ecónomos durante todo o mês de Julho: P. Manuel Chícharo, P. José Camilo, P. Domingos Pestana (Angola), P. Bellini (Moçambique); o P. António Correia foi directamente de Aveiro para Salamanca.

Novo pároco do Bairro da Boavista.
No dia 1 de Julho, o Cardeal-Patriarca de Lisboa nomeou, sob proposta do Superior Provincial, o P. José Agostinho de Figueiredo Sousa para pároco de São José do Bairro da Boavista. Substitui o P. Saturino, que fez um excelente trabalho durante os dois primeiros anos de vida da paróquia, mas os vários encargos académicos e eclesiais que tem assumido nos últimos tempos não lhe permitiriam a disponibilidade necessária para esta missão.

A Província deixa Linda-a-Velha.
Com a nomeação do Cónego Francisco Tito para Pároco de Linda-a-Velha, a Província deixa o encargo pastoral da Paróquia de Linda-a-Velha, no prazo que estava acordado entre a Província e o Patriarcado. O P. Manuel Martins irá, em princípio, realizar um ano sabático, após tantos anos dedicados a construir esta paróquia, onde deixou uma forte marca dehoniana.

Missionários e estudantes em férias.
Como é normal nestas alturas, vários missionários encontram-se de férias entre nós: de Madagáscar, o P. Álvaro Gaspar, o P. Manuel Jardim e o P. Armando Baptista; de Moçambique, o P. José Diomário. Recorde-se que o P. Rafael de Sousa, vindo de Madagáscar, integrará uma das comunidades da Província, assim como o P. Leandro Garcês.
De Roma, chegaram para um tempo de férias e apoio nalguns serviços da Província os padres José Armando e Paulo Vieira. Daqui a dias chegará o P. Paulo Coelho.

Preparação para a profissão perpétua e estudo de línguas.
Partiram esta manhã para Madrid, acompanhados do P. Adérito Barbosa, a fim de iniciarem a preparação para a profissão perpétua, o Paulo Renato e o Ricardo Teixeira. Numa segunda fase, continuarão para La Capelle (França), acompanhados pelo P. José Agostinho, para se juntarem a outros candidatos dehonianos da Europa. A preparação terminará no final de Julho em Aveiro.
Dentro de dias partem para Hales Corners (Estados Unidos), a fim de aperfeiçoarem o estudo do inglês, o P. Adérito Barbosa e os diáconos Joaquim António e Ricardo Freire. Ficarão até meados de Setembro.

| Manuel Barbosa, scj |
 

plugins premium WordPress