Noviciados Ibéricos: La Palabra de Dios, entre noviços

A, aproximadamente, 306 km de distância do Noviciado Português, encontraram-se de novo os Noviciados Ibéricos para mais um encontro de formação partilhado. Bastou o cruzar da porta para que se assistisse à necessidade de dobrar a língua, a fim de afinar o registo para o “idioma local”. Costumes, comida e hábitos que desde o primeiro impacto impressionaram muito estes “estrangeiros” que por lá passaram.

Atraídos pelo ideal do Padre Dehon, mas sobretudo iluminados pela Palavra de Deus: eis que se expõe numa frase o cerne do que foi abordado ao longo da semana. Cinco dias, cinco aspectos a abordar acerca daquilo que a Palavra nos tem a dizer a nós, dehonianos, consagrados, cristãos, pessoas!

O primeiro encontro, com o Pe. Pedro Iglesias, pôs-nos a reflectir sobre a ligação e o impacto que a Palavra de Deus tem na nossa vida, nas nossas decisões, dentro do âmbito da vida consagrada. Apesar de não religiosos – na significação que hoje detém – são significantes os exemplos de personagens bíblicos que podem ser fonte para o entendimento da vocação à vida consagrada. Bastou-nos uma alusão – do Pe. Angél Alindado –, à experiência de alguns fundadores, para percebermos como o encontro com a Palavra é experiência fundante. A nossa caminhada espiritual e a deles (fundadores) passam, indiscutivelmente, pelo encontro com a Palavra e pela interiorização e prática da mesma. Percebermos que não somos os primeiros nem os últimos a pensar nisto!

Como, então, é possível realizar esse encontro profundo e assimilado? Não podemos apontar a Lectio Divina como o único método possível para realizá-lo, contudo, é um método por excelência adequado e precioso ao estilo de vida que como noviços nos propomos abraçar. Em ambos os dias, em que o Pe. Rámon Domínguez nos interpelou com a temática da Lectio Divina, ficou claro a importância da experiência pessoal, da repetição, aprofundamento e abandono nas mãos de Deus, para que o encontro com Ele – com a Palavra – seja o mais autêntico e vivido possível.

Entre estas “classes” também houve tempo para visitar Salamanca, Alba de Tormes, o túmulo de Santa Teresa de Jesus, o Seminário de San Jerónimo e a comunidade paroquial de Ntra Sr.ª de las Dolores. Passamos bons momentos de convívio com a comunidade, para quem vão os nossos agradecimentos, pois fizeram-nas uma muito simpática “acogida”.

Um bem-haja às nossas Províncias Ibéricas!

In Corde Iesu

 

António Silva, noviço Dehoniano

plugins premium WordPress