Padre Francisco Vargem (1934-2023)

O Padre Francisco Avelino da Vargem de Andrade, por muitos conhecido como Padre Vargem, nasceu a 4 de janeiro de 1934, na Ponta do Sol, na Madeira. Era filho de João de Andrade e de Teresa da Silva da Vargem.

Frequentou o Colégio Missionário Sagrado Coração, no Funchal, onde completou os seus estudos liceais. No Seminário Maior de Coimbra, iniciou os seus estudos de filosofia que viria a completar em Monza, na Itália, já depois da sua primeira profissão.

Em julho de 1958, na comunidade do noviciado, em Albisola Superiore, na Itália, foi recebido postulante na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus; depois de um ano de noviciado nessa mesma comunidade, emitiu a primeira profissão a 29 de setembro de 1959.

Entre 1959 e 1961 serviu de prefeito no Seminário Missionário Padre Dehon que, nessa altura, funcionava nas instalações da Boavista, no Porto.

Regressado à Itália, continua a sua formação, primeiro em Monza, para terminar os estudos de filosofia e, depois, em Bologna, na comunidade do Studentato delle Missioni, onde viveu entre 1962 e 1966.

Entretanto, já em 1962, fez a sua Profissão Perpétua, na comunidade do Istituto Missionario Sacro Cuore, em Monza. No final dos seus estudos teológicos, foi ordenado presbítero, a 26 de junho de 1966.

Já como jovem padre, foi enviado para as missões em Moçambique, tendo trabalhado em Quelimane entre 1966 e 1975. Regressando a Portugal em junho de 1975, integra a comunidade do Colégio Infante D. Henrique, dedicando-se ao ensino. Em 1977, seria transferido para o Colégio Missionário Sagrado Coração, onde continua a sua missão de ensino, passando a dedicar-se também ao ministério. Nestes anos, foi chamado a pastorear as comunidades paroquiais da Graça e de Santo Amaro, no Funchal, como sacerdote encarregado.

Entretanto, em maio 1983, incardinou-se na Diocese do Funchal, onde continuou a exercer zelosamente o seu serviço pastoral. 

Tendo recebido a notícia do seu falecimento a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus dá  graças a Deus pelo dom da sua vida e do seu ministério e expressa à família do Pe. Vargem e à diocese do Funchal um profundo sentimento de pesar orando pelo descanso eterno da sua alma.

plugins premium WordPress