Realizou-se no passado Domingo, 2 de Junho, a Peregrinação da Família Dehoniana a Fátima, sob o tema: “Com Dehon, firmes na Fé”. Cerca de 1850 peregrinos vindos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Madeira e Açores reuniram-se no “Altar do Mundo” para, sob o olhar protector de Maria, para renovar a fé em Cristo, tendo como modelo inspirador o Padre Leão Dehon, Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. A Família Dehoniana engloba todos aqueles que procuram seguir a intuição espiritual do Padre Dehon que fez na sua vida uma forte experiência do amor de Deus e procurou corresponder a esse amor com uma total doação ao Senhor concretizada no serviços aos mais pobres e humildes. É uma grande Família formada pelos membros da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), os institutos fundados por Dehonianos (Missionárias do Amor Misericordioso, Companhia Missionária, os Grupos Missionários, os seminaristas e ex-seminaristas, os voluntários (ALVD), os jovens (Juventude Dehoniana), os leigos das paróquias e capelanias confiadas aos Dehonianos, etc.
Às 10h00 a Família Dehoniana integrou-se na oração do Rosário na Capelinha das Aparições orientada pelo Pe. Zeferino Policarpo e pelo Diác. Albino Eduardo. Às 11h00 teve lugar a missa no recinto do Santuário, presidida pelo Reitor. Depois do almoço, o ponto de encontro foi o auditório do Centro Paulo VI onde se realizou a Sessão Dehoniana com diversos elementos que tornaram aquela tarde muito agradável: A entrevista ao Pe. Ciascato, missionário Dehoniano há 50 anos em Moçambique, as palavras do Superior Provincial, a apresentação da canção vencedora do Festival do Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima, apresentação das notícias da Família Dehoniana e, a concluir, um belíssimo expectáculo de fado, protagonizado pelo fadista Nuno da Câmara Pereira e seus músicos.
Coincidindo este dia com a Solenidade do Corpo de Deus, a maior parte dos peregrinos Dehonianos pôde ainda participar na procissão do Santíssimo antes de regressar às suas casas.
Um bem-haja a todos aqueles que organizaram e contribuíram para que a Peregrinação decorresse muito bem e fosse um momento forte de oração e de convívio e da Família Dehoniana.
No próximo ano de 2014 a Peregrinação Dehoniana terá lugar a 1 de Junho.
Zeferino Policarpo, scj