Maio em Alfragide

O mês de amigo foi pródigo em acontecimentos no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Para além do mês dedicado especialmente ao orago do nosso Seminário, foi também um mês especialmente marcado por vários acontecimentos de índole recreativo, formativo e espiritual.

No dia 8, como acontece habitualmente todos os meses, participámos no ciclo de conferências da Faculdade de Teologia da UCP dedicado aos documentos do Concílio. Desta feita o orador convidado foi o Padre Manuel Barbosa, superior da comunidade, e o tema foi o decreto conciliar "Perfectae Caritatis" e a conveniente renovação da Vida Religiosa.

No dia 12 acolhemos os nossos Benfeitores. Homens e mulheres anónimos vieram do Norte e do Sul com o mesmo objetivo: visitar a nossa casa e fazer festa connosco. Foram momentos de rara beleza pois em todos eles (Oração do Terço, Eucaristia e convívio) pudemos estar perto daqueles que apoiam a nossa missão.

No dia 26 acolhemos a festa do grupo SCJsempre, ou seja, daqueles que passaram como Religiosos estudantes por este seminário e que, por muitas e variadas razões, seguiram outros rumos nas suas vidas. Foi bom sentir como o ideal dehoniano ainda ecoa dentro deles e como recordam com saudade a sua passagem por esta casa e Província.

No dia 28 alguns religiosos puderam estar presentes na apresentação e defesa da tese de mestrado do nosso confrade David Mieiro, dedicada ao tema “Ecclesia in strata: A peregrinação de Egéria como itinerário espiritual”. Foi bom ver como valeu a pena tanto trabalho de síntese e investigação para se perceber a importância da peregrinação no nosso próprio itinerário espiritual.
E assim se passou mais um mês de maio, mês dedicado a tantas ocupações e devoções marianas.

Tiago Pereira, scj

plugins premium WordPress