Grau de Oficial da Ordem do Mérito para o Pe. Bernardino

No meio da notícia triste do falecimento do Pe. Gil Ormonde e da confusão desta tarde agitada, recebi uma alegre notícia que muito me agradou e que partilho agora, convosco.

O Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas decidiu atribuir ao nosso confrade Pe. José Bernardino de Abreu da Trindade o Grau de Oficial da Ordem do Mérito que se destina a galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da colectividade.

A condecoração será imposta pelo Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, por delegação expressa do Presidente da República, em cerimónia solene, a realizar pelas 11h30, no próximo dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Palácio de São Lourenço, no Funchal.

O Pe. Bernardino é pároco da Ribeira Brava desde 2001. Ao longo destes anos deu continuidade ao trabalho dos seus antecessores e, com dinamismo pastoral, imprimiu um grande desenvolvimento à vertente social com diversas iniciativas em favor das populações mais carenciadas. Destacam-se as seguintes: o lar com 45 utentes, o apoio domiciliário a cerca de 1.500 pessoas, a distribuição de duas refeições diárias a 280 pessoas, o apoio mensal em géneros alimentícios a 50 famílias, a prestação de cuidados continuados a 50 utentes, o acompanhamento a vítimas de maus tratos… Por altura das enxurradas do 20 de Fevereiro de 2010, o Pe. Bernardino foi das primeiras pessoas a conseguir atingir, a pé, a freguesia da Serra d’Água que ficara totalmente privada de comunicações e teve um papel preponderante no apoio social a essa população, movendo o Governo Regional e outras boas-vontades.

Em meu nome pessoal e em nome dos confrades da Província felicito o Pe. Bernardino por esta condecoração que gratifica todo o trabalho que tem vindo a desenvolver na Zona Pastoral da Ribeira Brava. É uma honra para o nosso confrade que muito nos alegra. Parabéns, Pe. Bernardino!

Por fim registo a coincidência deste dia: hoje o Senhor chamou a si o Pe. Gil que trabalhou na Ribeira Brava durante quinze anos, criando as bases desta Zona Pastoral confiada à Província; hoje o Pe. Bernardino, um dos continuadores da obra iniciada pelo Pe. Gil, foi publicamente reconhecido pelo trabalho social que tem desenvolvido naquela Zona Pastoral e nas freguesias vizinhas.

Zeferino Policarpo, scj
superior provincial

plugins premium WordPress