Superiores Maiores SCJ programam o futuro com esperança

A jornada de hoje teve duas dinâmicas de trabalho distintas. A manhã, intervalado com a pausa para o café, foi dedicada a encontros por áreas geográficas. Neste trabalho por continentes, os Superiores Maiores abordaram temáticas relativas a iniciativas comuns e de colaboração entre as entidades de cada continente. O tema dos capítulos provinciais que requerem a presença de um Conselheiro Geral, foi também tratado e calendarizaram-se possíveis datas para sua realização.

Na parte da tarde os trabalhos decorreram em sessão plenária. Começámos por ouvir o Pe. Eduardo Martín, Secretário Provincial da Província de Espanha, formado em Direito Canónico, sobre as normas relativas à realização, metodologia e desenvolvimento de um capítulo provincial.

O Ir. Roberto García, Vice-secretário Geral, expôs o trabalho desenvolvido na Congregação, ao longo dos últimos anos, na área das escolas católicas Dehonianas e perspectivou as próximas iniciativas. O primeiro e o segundo Encontro Internacional de Educadores Dehonianos realizaram-se em Salamanca, no ano de 2001 e 2008, respectivamente. Em 2012 realizou-se em Roma o Encontro dos Directores das Escolas Dehonianas da Europa. Nesse mesmo ano a Conferência Geral realizada em Neustadt (Alemanha) versou a temática da educação. Agora perspectiva-se a realização do terceiro encontro de educadores que terá lugar em Valência (Espanha) de 21 a 27 de Julho de 2014.  Refira-se que a Congregação possui 55 obras educativas (escolas, colégios, obras universitárias) dispersas por 21 entidades em 20 países.

As restantes intervenções que completaram os trabalhos da tarde foram bastante breves:

– O Pe. José Carlos Brinõn, Procurador da Congregação junto da Santa Sé, falou sobre os procedimentos relativos aos confrades que deixam a Congregação;

– O Pe. Fernando Fonseca, membro do Centro de estudos Dehonianos, historiou o caminho percorrido no processo de revisão da Ratio Formationis que está na fase final para aprovação pelo Superior Geral;

– O Pe. John van den Hengel, Conselheiro Geral, informou sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo encarregado de reflectir sobre o envelhecimento de confrades e de entidades;

– O Pe. Heiner Wilmer, Superior Provincial da Alemanha, apresentou o “Projecto Berlim” que compreende a constituição de uma comunidade internacional no Centro de Berlim (cidade com 3 milhões de habitantes) que tem a seu cargo uma paróquia de 350 mil habitantes onde apenas 2% são católicos.

Incluído ainda nestes dinamismo de vida e de esperança da Congregação foi também importante escutar o Pe. Arildo Ferrari que nos apresentou a realidade da presença Dehoniana no Paraguai. Ali estão a trabalhar 8 dehonianos de várias entidades distribuídos por 3 comunidades. Trata-se de uma presença recente da Congregação que abre boas perspectivas para um trabalho tão necessário junto de um povo pobre e com fome do Evangelho…

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress