Reunião dos Superiores Maiores SCJ: economia, informações e projectos

E já vamos no quarto dia de trabalhos! Esta quinta-feira foi bastante intensa. Devido ao ritmo de trabalhos e ao esforço redobrado para compreender e falar as línguas estrangeiras, o cansaço já começa a notar-se na expressão de alguns…

Toda a parte da manhã foi dedicada à abordagem dos assuntos económicos. O Ecónomo Geral, Pe, Aquilino Mielgo, deu conta do trabalho desenvolvido ultimamente com os ecónomos das entidades e apresentou uma panorâmica das contas da Congregação e dos projectos de cariz social e de ajuda às entidades mais carenciadas apoiados pelo Governo Geral e pelas Províncias. Concluiu a manhã com uma reflexão sobre a relação Superior – Ecónomo nas entidades e nas comunidades.

Na parte da tarde passaram pela mesa da presidência deste encontro vários confrades que expuseram diversos assuntos de cariz informativo:

– Os Conselheiros Gerais apresentaram uma síntese das Conferências Continentais realizadas na Europa, Ásia, África, América Latina e América do Norte e das diversas iniciativas que estão a ser promovidas nas regiões geográficas pelas quais são responsáveis.

– O Pe. José Carlos Briñon, postulador da Congregação, apresentou os últimos desenvolvimentos de processos de beatificação: Padre Dehon, Padre André Prévot, Padre Martino Capelli, Mártires do Congo. Em relação ao Beato João Maria da Cruz, referiu que se aguarda um novo milagre para se introduzir o processo de canonização.

– O Pe. Léo Heck, Superior da Colégio Internacional/Casa Geral, onde decorre este encontro, apresentou a situação actual da casa. O nome “Colégio” já não se adapta à realidade hodierna, visto que esta casa deixou de acolher jovens religiosos em processo de formação e passou a acolher, desde alguns anos, religiosos dehonianos que vêm a Roma para fazer especializações, pesquisas académicas, ano sabático,… A Casa Geral prepara-se para celebrar 60 anos de existência no próximo ano. Neste momento a comunidade é formada por 14 dehonianos que fazem o Curso de Formadores, 13 dehonianos que fazem cursos de especialização em várias universidades romanas, 2 colaboradores da Cúria Geral para os assuntos económicos, 10 dehonianos nos diversos serviços da Cúria Geral e outros 10 dehonianos nos departamentos do Governo Geral. Aqui residem dehonianos dos quatro continentes, de 17 países e de 19 entidades. O trabalho do Superior desta casa é garantir o funcionamento e a harmonia desta diversidade de serviços, proveniências, culturas,…

– O Pe. John van den Hengel, Conselheiro Geral fez a apresentação da obra crítica sobre o Padre Dehon que será elaborada pela Universidade de Friburgo. Trata-se de um projecto que demorará pelos menos 4 anos a ser concluído.

– O Pe. Stefan Tertuente, recém-chegado à Cúria Geral, apresentou as linhas gerais da sua missão, como coordenador da formação Dehoniana na Congregação e do Seminário Antropologia Cordis que terá lugar em Fevereiro de 2014, em Taubaté, Brasil.

– O Pe. Gelardi Aimone, Director do Centro de Estudos Dehonianos, expôs a problemática do Centro de onde ressalta a carência de pessoas para este importante serviço à Congregação e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para que todos os escritos do Padre Dehon estejam, em breve, disponíveis através de uma plataforma on-line que possibilitará o livre acesso dos confrades e pessoas interessadas.

Ao longo do dia de hoje decorreu o processo de votação para a consulta que possibilitará ao Governo Geral nomear a Comissão de Preparação para o Capítulo Geral de 2015.

Concluímos os trabalhos recebendo do serviço de postulação da Congregação um caixa (que alguém pensou ser pizza!!!) contendo um quadro em alto relevo do Padre André Prévot, cujo centenário da morte se começa a celebrar no próximo dia 26 de Novembro.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress