Tarde Missionária em Alfragide

Celebrar o mês missionário é, para todo o cristão, celebrar a festa da Fé, pois pela Fé no Baptismo todos somos chamados a ser missionários. Foi inspirado no lema proposto pelo Papa Francisco “Uma Igreja terna, pobre para os pobres” que o Seminário Nossa Senhora de Fátima ofereceu mais uma Tarde Missionária. Como tem sido tradição, a Juventude Dehoniana de Lisboa e a Associação de Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD) têm coordenado esta iniciativa.

Iniciou-se pela 15h30 com a apresentação, por parte do Padre António Pedro, da mensagem do Papa Francisco. Uma mensagem simples que convida todo o cristão e toda a Igreja a anunciar com coragem oEvangelho.

De seguida, foram apresentados alguns projectos de voluntariado missionário ad gentes e intra gentes. Os projetos apresentados foram levados a cabo por religiosos e leigos ligados à espiritualidade dehoniana: os jovens de Carnaxide, animados pelo Jorge Magalhães, a ALVD e um projeto de evangelização e educação, impulsionado pelo Daniel Kouobou no Bairro da Cova da Moura.

Passada a apresentação, seguiu-se um período de debate e partilha, moderado pelo Padre Manuel Barbosa entre todos os participantes na Tarde Missionária.

Finda esta parte de reflexão e conhecimento, celebrámos a Eucaristia presidida pelo Padre Zeferino Policarpo, Superior Provincial. Nela colocámos no coração do nosso Bom Deus todas os nossos missionários ad gentes em Angola e Madagáscar.

Terminámos a nossa festa das missões com um lanche-convívio oferecido pela comunidade religiosa.

Tiago Pereira, scj

 

plugins premium WordPress