Uma ca[u]sa comum – Noite 4×4

O cuidado não define só a urgência relacional entre o homem e o outro, mas define a relação que o homem estabelece com o meio que o envolve. E perante os problemas que marcam a questão ecológica atual, há a necessidade de uma maior responsabilização ética e de uma insistente consciência ética, para um bom ordenamento e desenvolvimento da nossa casa comum.

Foi a partir desta premissa que a pastoral universitária dehoniana organizou no passado dia 19 de Abril, mais uma Noite 4×4, com o tema: uma ca[u]sa comum. Para a conversa desta noite contamos com a Ana Rita Barros, co- fundadora e presidente da FOCA: Focus On Critical Actions e o Daniel Freitas, Director para a Neutralidade Carbónica do Porto.

Tocaram verdadeiramente o nosso coração, pelas palavras e exemplos que nos deixaram, sempre numa dinâmica de maior equilíbrio e responsabilidade para com o nosso habitat.

Na problemática ambiental não se pode agir com ceticismo ou indiferença, mas é essencial uma análise profunda, no sentido de, por um lado, identificar tendências potencialmente desastrosas e, por outro, considerar que as actividades humanas podem contribuir positivamente para a prevenção e a responsabilização pela natureza que envolve e se relaciona com o ser humano.
É uma tarefa moral e espiritual cuidar da nossa casa comum; é uma ponte entre a contemplação e a ação; impõe-se à medida que se toma conhecimento da realidade em que se encontra o nosso planeta.

 O grande desafio é o de redescobrir uma relação cada vez mais harmónica entre a humanidade e o mundo natural, o que significa redescobrir a nossa vocação original de reconhecer a terra como casa (oikos), com a responsabilidade de cuidarmos dela.

Uma ca[u]sa comum permite-nos olhar para este mundo como lugar de transcendência; como lugar do quotidiano onde e a partir do qual uma abertura à transcendência pode, de facto, acontecer.

plugins premium WordPress