Visita Canónica do Superior Geral

Na manhã deste dia 5 de Outubro, regressaram a Roma o Superior Geral, Pe. José Ornelas, e o Vigário Geral, Pe. Claudio Dalla Zuanna. De 12 de Setembro a 4 de Outubro realizaram a Visita Canónica à nossa Província.

Ao longo destas semanas passaram pelas 15 comunidades e residências, visitaram as principais obras e empenhamentos apostólicos, encontraram-se com quase todos os bispos das dioceses onde estamos presentes, reuniram-se com os seminaristas dehonianos, com as principais comissões provinciais e com os organismos laicais ligados à Congregação (Família Dehoniana, voluntariado, ex-dehonianos)…

A visita começou na Madeira, com a passagem pelas comunidades e com um encontro com todos os dehonianos que trabalham naquelailha. No dia 17 de Setembro o Superior Geral presidiu à Profissão Perpétua do David, do Eduardo, do, Flávio e do Gil, em Alfragide.

A 19, teve lugar a reunião com as comunidades do Sul de Portugal (Lisboa e Algarve) e ao longo dessa semana passou por Coimbra, Aveiro e Porto onde se realizou também o encontro com as comunidades do Centro e Norte de Portugal, a 21 de Setembro. De 24 a 27 foi a vez de visitar a comunidade de Ponta Delgada (Açores). No regresso passaram e reuniram com cada uma das comunidades da região de Lisboa. No dia 30 houve a reunião com todos os quetrabalham nos sectores da pastoral juvenil e vocacional e a 3 de Outubro com os Párocos Dehonianos.

A visita canónica terminou com o encontro com todos os superiores das comunidades e responsáveis de pólos residenciais, a 3 de Outubro. A avaliação final da visita foi feita na reunião com o Conselho Provincial, a 4 de Outubro.

Foi com muita alegria e espírito fraterno que ao longo destas semanas acolhemos estes nossos dois confrades responsáveis pelo Governo da Congregação, escutámos com interesse o que tinham para nos dizer sobre avida da Congregação no mundo e as perspectivas futuras e acolhemos com entusiasmo os desafios que nos colocaram para que juntos e através da nossamissão possamos fazer crescer o Reino do Coração de Jesus.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress