XXIII Capítulo Geral SCJ: Crónica de 28 de Maio. Regresso ao trabalho

Se ontem houve pausa, significa que hoje voltámos ao trabalho.

Entrámos na terceira parte da nossa reunião, depois de numa primeira parte termos analisado os relatórios de actividade do Governo Geral no último sexénio e na segunda parte termos escolhido o novo Governo Geral. Continuamos a seguir o que estava previsto no programa: estudo do Instrumentum laboris, o documento que contém o tema do Capítulo, Misericordiosos, em comunidade, com os pobres.

A estratégia utilizada foi mais ou menos a habitual: trabalhos de grupo e plenário. O objectivo do dia era fazer uma primeira escolha das prioridades que se pretende definir para a vida da Congregação nos próximos seis anos. Claro que nesta fase há ainda um número grande e muito diversificado de prioridades, que será certamente clarificado e aperfeiçoado nos próximos dias.

Ao fim do dia debatemos um primeiro esboço da mensagem final do Capítulo, isto se o Capítulo decidir que haverá um texto final a enviar a toda a Congregação. Está naturalmente incompleto, ainda falta mais uma semana de trabalho.

Merece ainda destaque neste dia o facto de ter ficado completa a lista dos participantes no Capítulo: de Helsínquia chegou a italiana Silvia Bertozzi, convidada como representante da Família Dehoniana. 

 

José Agostinho F. Sousa, scj

plugins premium WordPress