Apresentação da Licenciatura em Direito Canónico

No passado dia 16 de Outubro de 2006, efeméride do 28º aniversário da Eleição do saudoso Papa João Paulo II, teve lugar na sede da Universidade Católica Portuguesa a sessão de abertura da Licenciatura em Direito Canónico, sob a tutela do Instituto Superior de Direito Canónico. Presidida por sua Eminência Reverendíssima, D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, Magno Chanceler da UCP, a sessão iniciou com uma saudação muito cordial proferida pelo Magnífico Reitor da UCP, Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz. Fez referência à extinção da Cadeira de Cânones, da Universidade de Coimbra, há cerca de 170 anos. Realçou com alegria “este dia em que de forma simples e modesta, mas significativa se faz história”. Não poupou elogios à figura mais proeminente de todo este projecto: o nosso querido Pe. Saturino. Disse ter sido o responsável por aquele dia histórico. Na Lição de Sapiência, proferida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, também ele canonista de especial destaque, foi dito que com a abertura da Licenciatura em Direito canónico ficou “realizado um sonho, satisfeita uma necessidade, e superada uma lacuna”.
A comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima – da qual o Pe. Saturino é o Director Espiritual e Prefeito de Estudos –, e com ela a Província toda, congratulam-se com a meta alcançada e com o novo desafio agora começado. Desejamos ao Pe. Saturino, primeiro Director do Instituto Superior de Direito Canónico, bons frutos no trabalho começado e êxito; serão frutos da Igreja e para a Igreja e êxito da mesma.
O curso de Licenciatura em Direito Canónico tem a duração de 5 anos, constituído por dois ciclos de ensino superior. Para mais informações pode consultar-se: www.isdc.lisboa.ucp.pt.

| António Pedro, scj |
 

plugins premium WordPress