No passado dia 16 de Outubro de 2006, efeméride do 28º aniversário da Eleição do saudoso Papa João Paulo II, teve lugar na sede da Universidade Católica Portuguesa a sessão de abertura da Licenciatura em Direito Canónico, sob a tutela do Instituto Superior de Direito Canónico. Presidida por sua Eminência Reverendíssima, D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, Magno Chanceler da UCP, a sessão iniciou com uma saudação muito cordial proferida pelo Magnífico Reitor da UCP, Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz. Fez referência à extinção da Cadeira de Cânones, da Universidade de Coimbra, há cerca de 170 anos. Realçou com alegria “este dia em que de forma simples e modesta, mas significativa se faz história”. Não poupou elogios à figura mais proeminente de todo este projecto: o nosso querido Pe. Saturino. Disse ter sido o responsável por aquele dia histórico. Na Lição de Sapiência, proferida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, também ele canonista de especial destaque, foi dito que com a abertura da Licenciatura em Direito canónico ficou “realizado um sonho, satisfeita uma necessidade, e superada uma lacuna”.
A comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima – da qual o Pe. Saturino é o Director Espiritual e Prefeito de Estudos –, e com ela a Província toda, congratulam-se com a meta alcançada e com o novo desafio agora começado. Desejamos ao Pe. Saturino, primeiro Director do Instituto Superior de Direito Canónico, bons frutos no trabalho começado e êxito; serão frutos da Igreja e para a Igreja e êxito da mesma.
O curso de Licenciatura em Direito Canónico tem a duração de 5 anos, constituído por dois ciclos de ensino superior. Para mais informações pode consultar-se: www.isdc.lisboa.ucp.pt.

| António Pedro, scj |