No passado dia 8 de Dezembro, domingo, o Colégio celebrou uma vez mais a sua festa principal: a sua padroeira, a Imaculada Conceição, com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Na celebração eucarística, o primeiro momento da festa, notou-se a boa adesão por parte dos alunos e seus familiares, assim como dos professores e funcionários do Colégio. Foi um momento de louvor e de acção de graças por tantos dons recebidos em nossas vidas por intercessão da Imaculada Conceição, como muito bem frisou na sua homilia o Pe. Fernando Gonçalves, Superior da Comunidade religiosa, que presidiu à celebração.

Já na parte final da eucaristia, tomou posse a nova Associação de Pais. Sendo esta Associação de grande importância, não foi por acaso que a tomada de posse se deu no momento de ação de graças. Sim, é verdadeiramente motivo de agradecer a Deus pela vida de cada um desses pais que se movimentam, de forma mais próxima e visível, dando o seu contributo para que o projeto do Colégio Infante seja uma realidade.

Seguiu-se um tempo para os tradicionais “comes e bebes”, onde não faltaram as sandes de carne de vinho e alhos, e as bebidas madeirenses típicas desta época. Foi um tempo de sadio convívio entre toda a comunidade escolar, onde participaram muitas outras pessoas que, por gosto ou por curiosidade, se abeiraram do espaço da festa.

A festa terminou com as encenações e canções de todas as turmas do Colégio. Aí, foi notório o trabalho que cada um foi desenvolvendo: desde os professores, que arquitetaram todo este momento; os alunos que tão bem desempenharam os seus papéis; e todos aqueles que não “se mostraram”, mas que no silêncio e no anonimato passaram muitas horas a montarem toda a estrutura necessária para que esta Festa fosse possível.

Com o contributo de todos podemos mais facilmente cumprir e, sobretudo, viver o lema para este ano escolar: “Família unida, para um futuro com esperança”.

Nuno Pacheco, scj