Dia do Padre Dehon no Seminário Missionário Padre Dehon

▬ Como habitualmente, no passado dia 14 de Março celebrámos o aniversário natalício do nosso Fundador, o Pe. Dehon. Como este ano coincidiu com o Domingo, cá no Seminário Missionário Padre Dehon celebrámos de um modo especial este dia, que para nós é sempre de festa. Começámos ainda no dia anterior com a chegada dos seminaristas do Instituto Missionário, que este ano se associaram a nós. Este fim de tarde/noite foi aproveitado para um momento de convívio entre os seminaristas do Seminário e os do Instituto Missionário.
O dia propriamente dito começou com a oração da manhã, onde se realçaram algumas das facetas mais importantes do Padre Dehon. A Eucaristia teve lugar pelas 12h15 na capela do Seminário. Foi presidida pelo Pe. Gouveia e teve a presença dos outros padres e religiosos da comunidade, bem como do Pe. Roberto, que veio com os seminaristas do Instituto Missionário, e do Pe. Fernando Fonseca, que trouxe os noviços para também se associaram à nossa festa. Claro que na missa participaram igualmente os seminaristas e seus familiares.
De seguida tivemos o almoço partilhado a que se seguiu uma tarde recreativa na sala de teatro. Esta tarde recreativa consistiu num jogo onde várias equipas (compostas por seminaristas e seus pais) demonstravam o quanto sabiam acerca do Padre Dehon (da sua vida, da sua espiritualidade) e da Congregação. Depois desta tarde recreativa “dentro de portas” houve a parte ao ar livre: grande jogo de futebol entre seminaristas e superiores. Escusado será dizer que foram os superiores a saírem vitoriosos deste desafio: 3-1, e com direito a taça… Depois de um pequeno lanche terminámos o dia em oração e de uma forma a que o Padre Dehon dava grande importância: a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Foi um dia de festa bem vivido em que cada um soube pôr o melhor de si para lembrar e festejar o aniversário do nosso Fundador.

» Adelino Manuel, scj
 

plugins premium WordPress