Encontro dos Superiores Maiores da Europa e Formadores

Mensagem aos Dehonianos da Europa

1. Reunidos em Salamanca de 23 a 27 de Março de 2010, os superiores maiores e os formadores da Europa puderam fazer uma experiência positiva e fraterna de partilha e de trabalho em comum. Constataram a necessidade e a importância da internacionalidade e, para certos domínios, de se fazer um caminho em comum.

2. Como os superiores maiores se tinham encontrado várias vezes durante o XXII Capítulo Geral em Roma e como sentiram a exigência de fazer uma programação comum para os próximos anos, nomearam um secretariado coordenador por dois anos, constituído pelo Padre Heiner Wilmer, presidente, e o Padre Manuel Barbosa, secretário executivo. Em relação com o conselheiro geral, o Padre John Van den Hengel, estes favorecem uma verdadeira comunicação entre os superiores maiores e entre estes e o governo geral, para coordenar e organizar iniciativas comuns para a Europa.

3. Assim, teve lugar uma primeira reunião dos superiores maiores e dos delegados da Pastoral dos Jovens e das Vocações da Europa de 8 a 12 de Outubro de 2009 na Madeira. Aí foram feitas propostas concretas de formação e de animação para todas as entidades da Europa. Assim, vai realizar-se uma semana vocacional em Marthental na Alemanha, destinada aos jovens de 20-30 anos em procura vocacional, à volta da questão “já encontraste o teu lugar na vida?”. Foi também fixado um outro encontro dos superiores maiores para se falar sobre a formação inicial com os formadores.

4. Aquando deste encontro, os participantes falaram sobre a formação inicial nas diferentes entidades da Europa. Apontaram-se os princípios comuns: a internacionalidade deve ser compreendida como atitude eclesial permanente e como um serviço à Igreja e ao mundo; a formação dos formadores deve fazer-se na óptica da internacionalidade; o processo da internacionalidade e da colaboração deve ser querido e feito de maneira gradual. Propuseram-se concretizações possíveis para uma colaboração internacional mais acentuada: um postulantado bem feito como garantia para o seguimento da formação inicial; encontros de partilha e de formação entre os formadores das diferentes entidades; a possibilidade de haver dois noviciados na Europa; a aprendizagem de uma segunda língua. Retiveram-se ainda questões que ficaram em aberto e para serem aprofundadas nas diferentes entidades.

5. Os participantes nos encontros apreciam o trabalho que aí é feito para a Europa, tanto a nível espiritual como para a convivência, a reflexão e a procura de novas perspectivas para uma presença dehoniana qualificada e competente na Europa.

» Os participantes