É com muita alegria e gratidão ao Senhor da Messe que partilhamos a notícia da Ordenação Presbiteral do nosso Confrade Nuno Paulo Isidoro Pacheco, da Comunidade do Instituto Missionário, Coimbra. A celebração acontecerá no próximo Sábado, dia 26 de Maio, pelas 16h00, na Igreja Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa. Irá presidir a esta celebração o nosso Confrade, o senhor D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal.

Esta celebração insere-se também no contexto de celebração dos 500 anos da fundação da referida Igreja do Loreto, um jubileu que muito nos alegra e que é para nós grande motivo de louvor e de ação de graças ao Senhor por todo o bem acontecido nesse templo ao longo destes 500 anos.  

No dia 17 de Junho, também pelas 16h00, o então já Padre Nuno Pacheco celebrará “Missa Nova” na sua paróquia de origem, Paróquia do Livramento, na Ilha de São Miguel, Diocese de Angra, uma paróquia que está pastoralmente confiada à nossa Província.  

Agradecemos ao Senhor da Messe mais este dom que concede à nossa Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus e pedimos que nos acompanheis na oração e na amizade, neste momento particularmente feliz para todos nós.

Deixamos alguns dados biográficos do Diácono Nuno Pacheco.

 

 

NUNO PAULO ISIDORO PACHECO

NUNO PAULO ISIDORO PACHECO, filho de António Manuel Medeiros Pacheco e Maria Eduarda Isidoro Pacheco, nasceu a 12 de Fevereiro de 1988, na Freguesia de São José, da cidade de Ponta Delgada, Açores.

Foi baptizado a 5 de Março de 1988, na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Ponta Delgada, Ouvidoria de Lagoa, Diocese de Angra.

Foi crismado a 4 de Julho de 2004, na Paróquia onde foi baptizado.

Frequentou o Centro Missionário do Coração de Jesus, em Ponta Delgada, de 2002 a 2005, completando o Ensino Secundário. Prosseguiu a sua formação no Centro Dehoniano, no Porto, tendo começado o Mestrado Integrado em Teologia.

Iniciou o ano de Noviciado, na Casa Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, a 20 de Agosto de 2009, realizando a sua Profissão Religiosa a 12 de Setembro do ano seguinte, no Oratório da Casa Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Santo André de Esgueira, na Diocese de Aveiro.

No Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, continuou o MIT, tendo interrompido o curso para a realização do seu Estágio de Vida Religiosa, na Comunidade do Colégio Infante D. Henrique, no Funchal, entre 2012 e 2014, e terminado a lecionação em 2016.

A 12 de Setembro de 2015, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, fez a sua Profissão Perpétua.

Foi instituído no Ministério dos Leitores a 29 de Novembro de 2014, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, e no Ministério dos Acólitos a 14 de Março do ano seguinte, no mesmo Seminário.

Frequentou o Ano Pastoral no Seminário Maior do Patriarcado de Lisboa no ano lectivo de 2015-2016, tendo sido ordenado Diácono a 27 de Dezembro de 2016, no Oratório do Seminário Nossa Senhora de Fátima.

Membro da Comunidade Dehoniana de Coimbra desde Agosto de 2017, defendeu a Dissertação de conclusão do MIT a 23 de Março de 2018.

Foi admitido à Ordenação Presbiteral pelo Superior Provincial, Padre José Agostinho de Figueiredo Sousa, com o consentimento do seu Conselho, na sessão 523ª do Conselho Provincial, a 16 e 17 de Março de 2018, na Casa Provincial, em Lisboa.

Será ordenado presbítero no dia 26 de Maio de 2018, às 16h00, na Igreja Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa. Presidirá à celebração D. José Ornelas Carvalho, scj, Bispo de Setúbal.